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Ilca Sierra, diretora de marketing do Magazine Luiza, fala da importância do branded content nas estraégias das marcas

Luli Libert
15 de setembro de 2017 - 9h05

“Está cada vez mais desafiador conquistar um lugar na memória e nos corações dos consumidores, mas é certo que o conteúdo continua sendo o rei”. A afirmação é da diretora de marketing do Magazine Luiza, Ilca Sierra. Em sua opinião, o branded content, ou “conteúdo original de marca”, torna-se um aliado poderoso para as marcas conquistarem o seu lugar ao sol.
A executiva estará presente no painel “Conteúdo de Marca ganha finalmente protagonismo ou nem?”, moderado por Marcelo Salles Gomes, VP Executivo do Grupo Meio & Mensagem, que também contará com a participação de Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa e Eduardo Becker, diretor da Globo.com.

Leia a íntegra abaixo:

1. Como você vê o branded content no momento atual?
Estamos vivendo uma era de extrema fragmentação dos canais de distribuição de conteúdo, ao mesmo tempo em as pessoas nunca consumiram tantas horas de conteúdo em tantas plataformas diferentes.
Por outro lado, percebemos que a publicidade tradicional é colocada em xeque, com as versões premiuns, “ad free”, “skip buttons”, etc…
Então, está cada vez mais desafiador conquistar um lugar na memória e nos corações dos consumidores, mas é certo que o conteúdo continua sendo o rei.
Neste contexto, o “Branded Content”, ou “Conteúdo Original de Marca”, torna-se um aliado poderoso para as marcas conquistarem o seu lugar ao sol.

2. Que dicas você daria aos profissionais que estão começando a produzir branded content?
Primeiramente encontre seu propósito de marca, o porque a sua marca é relevante e inspiradora para o seu target.
A partir daí estabeleça a estratégia de conteúdo original para servir a este propósito.

3. O que o consumidor espera hoje para se relacionar com uma marca?
Relevância, significado, utilidade.
As pessoas esperam algo além da transação, do beneficio primário do produto ou serviço.
No nosso caso, vendemos smartphones e produtos conectados, mas vamos além e ensinamos as pessoas a usarem e utilizarem o máximo potencial dos seus devices, através dos nossos canais de conteúdo, como por exemplo o portal www.magazineluiza.com.br/missaodigital; o brandchannel no youtube e no facebook da marca.
Enfim, é preciso ir além e agregar valor verdadeiramente para as pessoas.

4. Existe alguma experiência recente que poderá ser apresentada durante o evento? Pode nos contar um pouco? 
Nosso projeto Missão Digital, em parceria com a rede Globo, que já está na sua segunda temporada. Ele traduz nosso propósito de marca, que é o da inclusão digital, neste caso o formato é para o público imigrante digital.
Outro caso, é o canal da marca no YouTube, que completará 10 anos em Setembro e desde o início tem como propósito traduzir e descomplicar a tecnologia, porém, o público alvo aqui são os nativos digitais.

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