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Branded content muito além de ROI

"Se você espera venda e não construção de marca o objetivo tem que ser outro”, afirma Sérgio Godilho no #MaxiMídia2017

Salvador Strano
3 de outubro de 2017 - 11h31

Sérgio Godilho (Créditos: Denise Tadei)

A busca de ROI no branded content não pode ser o principal objetivo da marca. Essa é a análise de Sérgio Godilho, CCO e diretor de criação da Africa, na manhã do primeiro dia de painéis do #MaxiMídia2017. Para ele, “se você espera venda e não construção de marca o objetivo tem que ser outro”. Uma saída para criar um conteúdo de marca de qualidade é buscar uma integração constante entre marca, agência e canal. Para isso, é necessário que cada um saiba se posicionar nas vertentes do conteúdo.

Um caso que ilustra isso é o Missão Digital, quadro veiculado no programa É de Casa, da Rede Globo. Nele, a Magazine Luiza, junto com a Globo e Ogilvy, criou um reality show que uma família mostrava suas dificuldades digitais e um consultor os auxiliava a entender as melhores soluções para o problema. Nesse caso, a marca só entrava na entrega dos aparelhos de solução.

“Se você espera venda e não construção de marca o objetivo tem que ser outro”, Sérgio Gordilho

Para Ilca Sierra,  ‎multichannel marketing director do Magazine Luiza, o objetivo do quadro era “ensinar a pessoa a tirar o melhor. Através da tecnologia ela pode ter uma vida mais empoderada. ” Com isso “os atributos de marca todos alavancaram. O Missão Digital não tem compromisso de ROI a curto prazo. Os KPIs são associação de marca, atributo de marca”.

Cada um no seu quadrado

Qual a melhor equação entre agência, marca e canal na hora de criar um conteúdo? Para Eduardo Becker, diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais,” temos que falar sobre aquilo que o consumidor quer falar.” A solução, muitas vezes, é criar um núcleo de trabalho composto pelas três partes.

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