Meio&Mensagem
Publicidade

MaxiMídia

3 E 4 DE OUTUBRO DE 2017 | HOTEL UNIQUE, SÃO PAULO - SP

Crise ajuda na economia de colaboração

Oliver Aizac, da Schibsted Media Group, explica como plataformas como OLX crescem com mercado adverso

Mariana Stocco
28 de setembro de 2016 - 12h50

OLX_1-2

(Créditos: Celina Filgueiras)

A palestra apresentada por Olivier Aizac, vice-presidente sênior Latam da Schibsted Media Group na manhã dessa quarta-feira, 28, no #MaxiMídia2016, ponderou sobre os novos segredos de uma marca de mídia forte, inteligência de dados e segmentação no momento de compra. A Schibsted é a dona da OLX e da Leboncoin, a versão francesa da plataforma, que completa dez anos neste 2016.

“As promessas que nós fazemos para os nossos usuários que eles podem encontrar bons negócios na esquina de casa”, comentou Oliver. O modelo é, de certa maneira, o oposto do que é proposto pelo eBay, que ajuda a encontrar negócios ao redor do mundo.

Para ele, o comprador ganha por adquirir um produto com um preço menos, a comunidade ganha uma vez que o senso de comunidade se fortalece e o meio ambiente se torna mais sustentável.

Com a assistência da escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital e inovação Martha Gabriel, Olivier pontou alguns aspectos da OLX e do Mercado de colaboração. Veja a seguir alguns destaques:

CRISE
A crise econômica ajudou a OLX a ganhar mais visibilidade e se tornou uma busca frequente daqueles que buscam vender produtos usados e conseguir uma renda extra. É claro que as crises não estão restritas apenas ao solo brasileiro, mas o primeiro passo é mostrar para a sociedade que você possue algo para vender.

STORYTELLING
Umas das principais chaves para a venda do seu produto é como você vai contar a história dele. As pessoas escrevem histórias lindas para aumentar o valor dos seus produtos e usando nossa plataforma para divulgar mensagens e opiniões.

CRIATIVIDADE E MOVIMENTO MAKER
Os usuários da OLX têm que usar sua criatividade para promover seus produtos. É possível identificar quando o conteúdo publicado é puramente marketing ou quando realmente tem um historia interessante por trás dela. Essa relação tem muito a ver com as redes sociais e com o movimento que elas estão criando.

SUSTENTABILIDADE
O que nós podemos ver na OLX é que comprando e vendendo produtos eu tenho o controle e crio conexões. A venda não profissional ajuda a criar laços entre as pessoas. Minha opinião, é que quando eu vendo produtos usados, sinto um prazer muito grande em ter esse dinheiro em mãos. Esse movimento me ajuda a realizar o valor do dinheiro e eu me sinto orgulhoso por ter feito essa venda. Nós criamos esses pequenos momentos entre os vendedores que é muito diferente daquele realizado em lojas. De vez enquanto você encontra umas pessoas bem loucas e essa é a graça de se estar em uma sociedade.

OLX_2-2

(Créditos: Denise Tadei)

FUTURO
O consumo colaborativo está muito em pauta e muitas empresas dizem estar em um ambiente com esse consumo, o que faz parte do storytelling deles. É um mercado em expansão, é só ver a força do Airbnb em um ambiente pequeno. Nós vemos, na nossa indústria, muito potencial e muitas portas de trabalho para o futuro.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Uma das palavras principais na maneira que nós estamos organizando as empresas e trabalhando com as pessoas é “responsabilidade”. Nós estamos em um cenário onde tudo é possível. O que nós percebemos que é, agora no mundo digital, procurar talentos é um desafio devido à grande concorrência entre as empresas, sendo que cada uma tenta ser mais atrativa que a outra. O propósito da empresa é importante, e nossa mensagem é mostrar que nós precisamos de pessoas que ajudem a desenvolver a empresa e não sejam só mão de obra por si só. Nós estamos delegando a responsabilidade para os times locais, para poder adaptar a linguagem e o produto para o mercado local. Nós temos uma receita quase pronta, mas incentivamos as pessoas a modelarem de acordo com suas visões de mercado.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Martha Gabriel

  • Olivier Aizac

  • eBay

  • Leboncoin

  • OLX

  • Schibsted

  • MaxiMídia

  • MaxiMidia2016

  • olx

  • painel

  • sustentabilidade

  • tecnologia

  • vendas

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Realização