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Maximídia

1 E 2 DE OUTUBRO DE 2019 | HOTEL UNIQUE, SÃO PAULO - SP

Constante reconstrução

MaxiMídia 2016 debate como a diversidade de plataformas e a mudança de comportamento trazem novos desafios ao mercado de consumo e à comunicação de marca


19 de setembro de 2016 - 10h42

maximidia eugenio goulart

Incerteza econômica, surgimento de novas plataformas, mudança de hábito dos consumidores. Esses e outros elementos vêm adicionando desafios às marcas, que estão cada vez mais pressionadas a levarem conteúdo relevante e pertinente a seus consumidores. A discussão possui duas faces. A primeira é tecnológica: como a tecnologia traz novos desafios ao mercado de consumo e à comunicação de marca qual plataforma levar o conteúdo e como se adaptar a cada tipo de linguagem? A segunda é conceitual e cultural, envolvendo a compreensão do departamento de marketing de que o mundo mudou.

O desafio das marcas no centro dessa mudança será discutido em dois painéis do MaxiMidia 2016, que ocorre em 27 e 28 de setembro, no Hotel Unique, em São Paulo. No primeiro dia, Vicente Marino, CEO do Grupo Flora, aborda o tema “Os mercados de consumo em um cenário desafiador”. “O principal objetivo desse painel é debater o momento que estamos vivendo, seus efeitos nas estratégias de marketing, a relação com o consumidor, a relevância da propaganda e uma visão para 2017”, diz Marino. Com passagens por Johnson & Johnson e Natura, o executivo chegou ao Flora em julho de 2015 e é responsável pela reorganização de seu portfólio que, atualmente, envolve 17 marcas, como Francis, Neutrox, Ox e Minuano.

O executivo estará acompanhado por Frederico Trajano, diretor presidente do Magazine Luiza, e Luis Eduardo Baptista, presidente da Sky Brasil, em um painel que será mediado por Luiz Lara, chairman do Grupo TBWA Brasil. Nesta conversa, serão tratados temas como o cenário de consumo no Brasil diante da incerteza econômica e os desafios para atingir metas e resultados. No segundo dia do evento, no período da tarde, José Cirilo Teixeira, diretor de marketing da Johnson & Johnson, participa do painel “Construindo Marcas num mercado em transformação”. “O que a gente vem discutindo e aplicando na Johnson & Johnson é a necessidade de entender um mercado motivado pela busca constante de inovação. Consumidores cada vez mais ávidos por novidades ao mesmo tempo em que cobram posicionamento social e inovação dentro de um contexto de novas formas de comunicação”, diz Cirilo.

Segundo o executivo, tecnologia e conceito são importantes, mas o maior desafio está na cultura da empresa. “Do ponto de vista técnico temos à disposição empresas e parceiros competentes, o foco, no entanto, deve estar em como nossa companhia muda seu comportamento. ” Com passagem pela Procter & Gamble, Cirilo está na Johnson & Johnson desde 2014 e é responsável pelo portfólio que inclui marcas como Listerine, Carefree, Band-Aid, SempreLivre, Sundown, O.B e outras. O executivo estará acompanhado por Carmela Borst, vice-presidente de marketing Oracle para América Latina, Paula Lindenberg, VP de marketing da Ambev, e Roger Armelini, marketing general manager da Toyota. A conversa moderada por Alexandre Zagui Lemos, editor executivo Meio & Mensagem.

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